API Trigger

Saiba mais sobre o API Trigger e como usá-lo na Digibee Integration Platform.

O API Trigger expõe uma integração através de um endpoint REST. Quando um pipeline é configurado e implantado com esse trigger, um endpoint REST é gerado automaticamente. Você pode visualizar esse endpoint no cartão do pipeline na página Run após a implantação.

Configuração da Routes List

Para começar a configurar o trigger, siga estes passos para configurar a Routes List:

  1. Na seção Routes List, clique em Adicionar.

  2. Insira o Path (por exemplo, "/users").

  3. Selecione o Method apropriado.

  4. Adicione uma descrição no campo Summary (como "Recupera todos os usuários").

Depois de criar a rota, ela aparecerá na Routes List. Você pode adicionar novas rotas, editar as rotas existentes ou excluí-las.

Alternativamente, você pode criar um pipeline com um arquivo de especificação OpenAPI. Saiba mais sobre como criar um pipeline a partir de uma especificação OpenAPI.

Representação visual das rotas

Após salvar a configuração do trigger, uma representação visual das rotas será exibida no pipeline.

As rotas só podem ser editadas através do formulário de configuração do trigger. Depois de salvar, quaisquer alterações serão refletidas imediatamente no pipeline.

Cada rota é conectada a um conector Block Execution, que é projetado para separar logicamente a integração em subfluxos diferentes, facilitando o gerenciamento do pipeline. Para concluir a configuração, você precisará criar os fluxos para cada rota dos subfluxos OnProcess e OnException.

Informações importantes:

  • Se você criar o fluxo antes de configurar o trigger, os conectores existentes serão desconectados assim que o trigger for configurado.

  • Excluir uma rota da Routes List irá desconectar o conector Block Execution desta rota do fluxo principal.

  • Alterar o API Trigger para outro tipo de trigger converterá o Router em um conector Choice, e as rotas configuradas anteriormente serão automaticamente conectadas ao Choice.

Em cada um desses casos, você pode copiar os conectores dentro de cada Block Execution e colá-los em outra parte do pipeline.

Parâmetros

Dê uma olhada nos parâmetros de configuração do trigger. Parâmetros suportados por expressões Double Braces estão marcados com (DB).

Há um parâmetro de configuração global que especifica que todos os pipelines devem ser publicados com pelo menos as opções API Key ou Basic Auth habilitadas.

Informações adicionais dos parâmetros

Abaixo você encontra mais detalhes sobre os parâmetros:

The Maximum Allowed Request Size In Mb

Se o payload enviado pelo consumidor do endpoint exceder o limite, uma mensagem será retornada indicando que o tamanho máximo foi excedido, juntamente com o código de status 413 e a seguinte mensagem:

{ 
    "message": "Request size limit exceeded" 
}
Add Cross-Origin Resource Sharing (CORS) - CORS Headers

Cross-Origin Resource Sharing (CORS) é um mecanismo que permite informar ao navegador quais origens têm permissão para fazer solicitações. Este parâmetro define o CORS especificamente para o pipeline e suas restrições. Para configurar isso de forma global e não individualmente para cada pipeline, consulte o artigo Cabeçalho HTTP CORS.

Você pode usar uma vírgula para inserir vários valores em um header, mas não deve inserir um espaço antes ou depois da vírgula. Além disso, nenhum caractere especial deve ser utilizado nas chaves, pois isso pode causar erros em proxies e gateways.

mTLS enabled API

Você pode habilitar as opções External API e Internal API juntamente com a mTLS enabled API, mas recomendamos deixá-las desativadas. Este parâmetro não suporta API Key, Token JWT ou Basic Auth.

Para utilizar esse recurso no seu ambiente, é necessário fazer uma solicitação pelo suporte, e enviaremos as informações necessárias para a instalação deste serviço.

Rate Limit

Ao criar APIs, é comum limitar o número de solicitações que os usuários podem fazer em um determinado intervalo de tempo.

Você pode fazer isso habilitando a opção Rate Limit e aplicando as seguintes configurações:

  • Limit: API

  • Aggregate by: Credential (API Key, Basic Auth)

  • Options:

    • Item 1:

      • Interval: segundo

      • Limit: 100

    • Item 2:

      • Interval: minuto

      • Limit: 1000

    • Item 3:

      • Interval: hora

      • Limit: 5000

Se a API tiver caminhos adicionais, o limite será compartilhado entre todos eles. Para aplicar as configurações de limite de taxa, a API deve ser configurada com uma API Key ou Basic Auth. Dessa forma, o parâmetro Aggregate by pode ser usado para grupos de credenciais se a opção Consumer for selecionada, ou para uma única credencial se a opção Credential (API Key, Basic Auth) for selecionada.

Se vários parâmetros de intervalo com valores repetidos forem configurados, apenas um desses valores será levado em consideração. Também é necessário especificar um valor maior que zero para o parâmetro Limit.

Se as opções de limite de taxa não forem configuradas corretamente, elas serão ignoradas e um log de aviso será emitido. Você pode visualizar esse log na página de Pipeline Logs.

Atualizado