Google Sheets
Saiba mais sobre cada cápsula da coleção Google Sheets.
Para acessar a coleção Google Sheets e usar as funcionalidades presentes nesse artigo, você precisa ter a permissão PIPELINE:CREATE. Aprenda mais na documentação sobre Papéis.
O objetivo da coleção Google Sheets é ler dados e escrever informações na sua Planilha Google.
Pré-requisitos para usar a coleção Google Sheets
Ativação do Serviço Google Sheet API
Para utilizar os serviços Google Sheets, você precisa ativar o recurso Google Sheets API no seu Console GCP (Google Cloud Platform). Para saber mais sobre ativação de serviços, leia o artigo Como ativar e desativar serviços.
Autenticação
É necessário ter uma conta Digibee do tipo google-key. Se você ainda não possui, acesse Contas de serviço no seu console GCP e crie uma nova chave. Para obter mais informações sobre como gerar uma nova chave de autenticação, leia o artigo Criar e excluir chaves de contas de serviço.
Compartilhamento
A conta de serviço gerada anteriormente possui um service account email. Utilize o endereço para compartilhar a planilha que receberá os dados em modo edição.
Tratamento de erros
Todas as cápsulas possuem retornos padronizados. Sempre que a solicitação for processada com sucesso, será devolvido o campo “success” do tipo booleano na raiz do JSON. Utilize essa informação para realizar os tratamentos de erro no seu pipeline.
Cápsulas Google Sheets
A cápsula Get Spreadsheets By Id possibilita a consulta de metadados de uma Planilha Google.
Exemplo:
URL: endereço para acesso através do navegador
Sheets: lista das páginas existentes dentro da planilha
Title: nome da planilha
Get Rows Values by Range
A cápsula Get Rows Values By Range tem a capacidade de ler dados da Planilha Google. É necessário especificar o nome da página, o intervalo de colunas e os parâmetros para controle de paginação.
Exemplo:
Para ler os dados das colunas A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L da linha 1 até a linha 100, estes devem ser os parâmetros:
First Column: A
Last Column: L
Start Row: 1
Limit Row: 100
Append Data
A cápsula Append Data simplifica a gravação de dados na sua Planilha Google graças à sua capacidade de gravar uma única linha ou uma lista.
É necessário especificar o nome da página onde os dados serão gravados. Se não houver essa especificação, a gravação será feita na primeira página encontrada.
Não é necessário especificar o intervalo de colunas. No entanto, é preciso informar a partir de qual coluna e linha a escrita dos dados deve ser feita. Os valores serão adicionados sempre depois da última linha.
Exemplo:
Array passado para a cápsula por meio de expressões Double Braces.
A cápsula Append Data possui características que impossibilitam a escrita de dados na mesma página da sua planilha. Em caso de escritas realizadas simultaneamente, os dados podem ser sobrescritos pelas requisições. Não utilize em fluxos que permitam o paralelismo.
Os dados do JSON serão transformados em colunas, respeitando a ordem dos atributos enviados e não a nomenclatura. Caso precise reorganizar os campos, utilize um de nossos componentes de transformação, assim como o Transformer (JOLT).
Veja o exemplo a seguir:
Atualizado