Histórico de versões do pipeline
Saiba mais sobre como ver o histórico de versões do pipeline e quais ações você pode realizar.
Atualizado
Saiba mais sobre como ver o histórico de versões do pipeline e quais ações você pode realizar.
Atualizado
O histórico de versões do pipeline lista todas as versões minor de um pipeline associadas à sua versão major. Isso permite que você veja quem editou cada versão pela última vez e quando ela foi editada. Você também pode ver se uma versão específica está implantada e em qual ambiente (test ou prod).
Você também pode usar o histórico de versões do pipeline para executar ações como editar a última versão minor do pipeline, visualizar e criar uma nova versão a partir de uma versão existente e arquivar uma versão específica.
Para saber mais sobre as condições de versionamento do pipeline, leia o artigo Versionamento de pipeline.
As versões criadas a partir de 1º de fevereiro de 2022 mostram quem editou a versão. As versões criadas antes dessa data mostram o valor padrão "No data". Pipelines criados antes de 15 de fevereiro de 2021 não incluem informações de data de alteração e exibem 31/12/1969 por padrão.
Na página Build, identifique o pipeline que possui pelo menos uma versão minor para acessar o histórico. Em seguida, clique no botão Ver histórico (representado por um ícone de relógio) no lado direito do cartão do pipeline:
Uma página é aberta com o histórico de versões, contendo informações sobre todas as versões minor do pipeline.
Essas são as informações fornecidas pelo histórico de versões do pipeline:
Versões implantadas: as versões do pipeline que foram implantadas. Essa informação só será exibida se uma das versões minor do pipeline for implantada em test ou prod.
Versão: a versão minor do pipeline.
Alterado por: nome e endereço de email do usuário que editou a versão do pipeline.
Alterado em: data e hora em que a versão minor foi editada.
Descrição do pipeline: a descrição que está no pipeline.
Você também pode escolher quantas versões deseja visualizar por página no histórico de versões do pipeline e navegar pelo histórico usando a paginação no canto inferior direito.
Determinadas ações podem ser executadas no histórico de versões do pipeline. As ações podem variar dependendo de cada versão minor do pipeline.
Você pode editar a última versão minor do pipeline, desde que ela não esteja arquivada. Para editá-la, clique no botão Editar pipeline, que o redirecionará para o canvas.
Quando você edita a última versão do pipeline e clica em Salvar, você cria uma nova versão minor que é a versão atual do pipeline. Somente a última versão minor pode ser editada.
Todas as versões mais antigas de um pipeline estão disponíveis para visualização, desde que não estejam arquivadas. Para visualizar uma versão específica no canvas, clique em Visualizar pipeline.
No canvas, você pode navegar entre versões minor mais antigas de um pipeline usando o histórico integrado ao canvas. Não é possível editar as configurações de triggers e componentes que compõem essas versões. A única versão minor que pode ser editada é a mais recente, que é a versão atual do pipeline.
No entanto, você pode usar as versões minor antigas para criar a versão editável atual do pipeline. Para fazer isso, selecione a versão antiga desejada no histórico integrado ao canvas e clique no botão Criar versão minor (representado por um ícone de adição) no canto superior direito da tela.
Para executar esta ação, a versão minor não deve estar arquivada. Se estiver arquivada, o botão Restaurar esta versão substitui o botão Criar versão minor.
No canvas, você pode visualizar a versão atual do pipeline clicando no botão Veja última versão. Por ser a versão mais recente, esse pipeline é totalmente editável.
Para retornar ao histórico de versões, clique em Voltar para o histórico de pipelines no canto superior esquerdo da tela.
Você pode arquivar qualquer versão minor do pipeline, antiga ou nova, clicando em Arquivar pipeline.
Somente versões não arquivadas podem ser implantadas nos ambientes de test e prod na página Run. Ou seja, se uma versão estiver arquivada, ela não será exibida no momento da criação de novas implantações.
Depois que uma versão do pipeline for arquivada, você poderá restaurá-la usando o botão Restaurar pipeline e disponibilizá-la para visualização.
Você pode criar uma nova e atual versão minor a partir de uma versão antiga, desde que a versão antiga não esteja arquivada. Para fazer isso, selecione a versão desejada e clique no botão Criar nova versão minor. Isso criará uma cópia da versão e o levará para o canvas, onde poderá editá-la.