Scheduler Trigger

Saiba mais sobre o Scheduler Trigger e como usá-lo na Digibee Integration Platform.

Quando um pipeline é configurado e publicado com qualquer variável do Scheduler Trigger, é criada uma função para executar o processo em pausas predefinidas. Isso é feito seguindo uma expressão cron definida nas configurações deste tipo de trigger.

Variáveis do Scheduler Trigger

O Scheduler Trigger possui 4 tipos. São elas:

  • 5-Minute Scheduler: possui uma pré-configuração de 5 minutos. Quando você implanta um pipeline com essa variável, as execuções ficam programadas para cada 5 minutos.

  • 30-Minute Scheduler: possui uma pré-configuração de 30 minutos. Quando você implanta um pipeline com essa variável, as execuções ficam programadas para cada 30 minutos.

  • Midnight Scheduler: possui uma pré-configuração para ser acionada sempre à meia-noite. Quando você implanta um pipeline com essa variável, as execuções ficam programadas para meia-noite.

  • Custom Scheduler: não possui pré-configuração, permitindo que você customize uma cron expression. Quando você implanta um pipeline com essa variável, as execuções ficam programadas de acordo com a cron expression que você especificou.

O Midnight Scheduler não permite configurar o fuso horário. Dessa forma, a execução acontece à meia-noite do fuso horário UTC, que pode ser diferente do seu fuso horário. Se precisar configurar o Fuso Horário, você pode usar o Custom Scheduler e então definir as informações de recorrência à meia-noite em seus parâmetros.

Parâmetros

Dê uma olhada nas opções de configuração do componente. Parâmetros suportados por expressões Double Braces estão marcados com (DB).

Parâmetro
Descrição
Valor padrão
Tipo de dado

Cron Expression

N/A

String

Time Zone

Define sob qual Time Zone o pipeline será executado. Se nenhum Time Zone for definido, o padrão seguido será UTC (por exemplo, 12h UTC corresponde a 9h no fuso horário de São Paulo).

N/A

String

Maximum Timeout

Tempo limite para que o pipeline processe informações antes de retornar uma resposta (padrão = 30000, limite = 900000). Em milissegundos. Se o processamento exceder essa duração, a execução é encerrada.

30000

Inteiro

Retries

Número máximo de tentativas em caso de falha na execução.

0

Inteiro

Allow Redelivery Of Messages

False

Booleano

Allow Concurrent Scheduling

Indica se o pipeline deve seguir a regra, isto é, iniciar a execução mesmo que existam execuções prévias em processamento.

False

Booleano

Informações adicionais sobre parâmetros

Allow Concurrent Scheduling

Se um pipeline estiver configurado para executar a cada 3 minutos e uma execução anterior levar 4 minutos, este parâmetro determina se a próxima execução começa ou aguarda a execução em andamento. Nesse caso temos cenários diferentes:

  • se habilitado: a execução seguinte acontece simultaneamente com a atual.

  • se desabilitado: a execução seguinte, além das demais, não será iniciada até que a execução anterior seja finalizada.

Scheduler Trigger em Ação

Esse trigger pode ser usado em alguns casos em que é necessário buscar dados de sistemas que não têm capacidade de enviar os dados para a Digibee utilizando HTTP, REST, HTTP File, Kafka, RabbitMQ e JMS. Alguns desses cenários são:

  • buscar arquivos em diretórios SFTP, FTP, S3, Google Cloud Storage, etc.;

  • buscar informações diretamente em bancos de dados (nesse caso, recomendamos a utilização do componente Stream DB com paginação);

  • executar chamadas de verificação de status em endpoints da Digibee Integration Platform que não têm capacidade de sensibilizar os pipelines através de webhooks.

Veja a seguir como o trigger se comporta em determinada situação e a sua respectiva configuração:

Cenário: Pipeline executado a cada 30 segundos, sem sobreposição usando uma fonte de dados estática

Observe como configurar um pipeline com o Scheduler Trigger para ser executado automaticamente a cada 30 segundos sem que aconteça uma sobreposição de execuções. Também será configurado um Timeout de 2 minutos e que siga o Time Zone de São Paulo (UTC-3).

Primeiramente, crie um novo pipeline e configure o trigger. A configuração pode ser feita da seguinte forma:

Agora observe como configurar um MOCK no pipeline para que ele seja o provedor de dados que o endpoint retorna ao final. Coloque o componente indicado, conecte-o ao trigger e configure-o com o seguinte JSON:

{
    "data": {
        "products": [
            {
                "name": "Samsung 4k Q60T 55",
                "price": 3278.99
            },
            {
                "name": "Samsung galaxy S20 128GB",
                "price": 3698.99
            }
        ]
    }
}

Feito isso, a cada vez que o pipeline for executado, o JSON definido como resposta será retornado automaticamente.

Atualizado