Como fazer rollback de versão implantada
Saiba como reverter para a versão anterior de uma implantação em um determinado ambiente.
Se ocorrerem erros depois de implantar uma nova versão de um pipeline em qualquer ambiente, você poderá reverter para uma versão anterior da implantação. A reversão volta para a versão anterior que foi implantada com sucesso.
Caso tenham sido feitas alterações em Globals e Contas (Accounts), o rollback mantém a versão atual e não traz de volta a configuração antiga. Aqui está como você pode fazer isso.
Para ter acesso à Implantação, você deve ter a permissão de Deployment: Ler e Deployment: Criar nos ambientes desejados (test/ prod), para sua conta de usuário ou um grupo ao qual você pertence.
Selecionando pipeline
Selecione o pipeline que foi implantado anteriormente no ambiente desejado. Depois de identifica-lo, clique nos três pontinhos no canto superior direito do card do pipeline. Em seguida, clique em Rollback e siga as instruções que aparecem.
Rollback
Ao clicar em Rollback, uma janela pop-up aparecerá informando que o pipeline implantado será revertido para a versão anterior no ambiente atual e que essa ação não poderá ser desfeita. Depois de fazer sua escolha, clique em CONTINUAR para manter a ação ou CANCELAR para suspender a ação.
Clique em CONTINUAR para restaurar o pipeline para sua versão anterior em funcionamento no ambiente atual. Uma mensagem é exibida na parte inferior da página informando que a reversão foi bem sucedida e você pode confirmar as alterações no card do pipeline também.
Verificação do atual status do Pipeline
Para rastrear as ações feitas em um pipeline implantado, você pode verificar seu Histórico. No histórico do pipeline, você pode verificar o status e o ambiente de cada implantação. Neste artigo, você aprenderá mais sobre como verificar o histórico de pipelines implantados.
Você também pode verificar o status atual de um pipeline pelo card do pipeline, que mostra se o pipeline já foi implantado no ambiente. Para saber mais sobre os status disponíveis no card, leia este artigo.
Atualizado