Modelos de Relacionamento
Conheça a funcionalidade Relacionamento da Digibee Integration Platform
Atualizado
Conheça a funcionalidade Relacionamento da Digibee Integration Platform
Atualizado
A funcionalidade Relacionamento, baseada no conceito de Modelagem Relacional de Dados, permite criar modelos de relacionamento entre entidades com base em diferentes tipos de relações, que poderão ser utilizados posteriormente na construção de pipelines através do componente Relationship.
Na página de configurações da Digibee Integration Platform, o submenu Relacionamento disponibiliza uma lista de todos os modelos de relacionamento já criados na Plataforma, bem como seus parâmetros de configuração. Além disso, você pode editar e excluir relacionamentos existentes e consultar dados de entidades conectadas por meio de ações.
A funcionalidade Relacionamento comporta três diferentes tipos de relação. Ao criar um novo modelo de relacionamento, apenas um tipo deverá ser escolhido a depender da natureza dos atributos das entidades, isto é, dos dados que deseja relacionar no pipeline. São eles:
ID translation: Permite criar relações 1:1 (1 para 1) entre entidades, com possibilidade de sobrescrita de dados;
Parent child: Permite criar relações 1:N (1 para muitos) entre entidades;
ID translation no overwrite: Permite criar relações 1:1 (um para 1) entre entidades, sem a possibilidade de sobrescrita de dados.
A título de exemplo, imaginemos duas entidades, Loja e Funcionário. A entidade Loja possui como atributo o dado ‘id’, e a entidade Funcionário, por sua vez, possui como atributo o dado ‘nome’. Veja:
LOJA
FUNCIONÁRIO
id
nome
Nesse caso, podemos estabelecer as seguintes regras:
Uma loja, de determinado ‘id’ identificador, emprega vários funcionários;
Um funcionário, de determinado ‘nome’, trabalha em apenas uma loja.
Além disso, podemos estabelecer os seguintes relacionamentos:
A relação entre loja e funcionário é de 1:N (uma loja para muitos funcionários);
A relação entre funcionários e loja é N:1 (muitos funcionários para uma única loja).
Utilizando a funcionalidade Relacionamento, conseguimos relacionar os dados 'id' e 'nome', provenientes das entidades Loja e Funcionário, respectivamente, utilizando o tipo de relacionamento ‘Parent child’. Exemplificando, ao relacionar esses dados, conseguimos buscar os nomes de todos os funcionários de determinada loja por meio do seu id, e buscar o id da loja que determinado funcionário trabalha através do nome do mesmo.
Assim, após criado o modelo, conseguiremos incorporá-lo no pipeline para que as entidades relacionadas possam ser manipuladas utilizando o componente Relationship.
Para criar um novo modelo de Relacionamento, basta clicar no botão +Criar, no canto superior direito da página, e informar os seguintes parâmetros de configuração:
Nome: Nome do modelo de relacionamento. Este parâmetro atua como referência para o modelo de relacionamento que será utilizado pelo componente Relationship no pipeline;
Tipo: O tipo de relacionamento entre entidades. São eles:
ID translation: Permite criar relações 1:1 (1 para 1) entre entidades, com possibilidade de sobrescrita de dados;
Parent child: Permite criar relações 1:N (1 para muitos) entre entidades;
ID translation no overwrite: Permite criar relações 1:1 (um para 1) entre entidades, sem a possibilidade de sobrescrita de dados.
Campo A: Campo identificador de um relacionamento. Representa a origem, isto é, o dado ou atributo identificador.
Campo B: Campo que armazenará o valor referente ao seu identificador (Campo A). Representa o destino, isto é, o dado ou atributo alvo.
Descrição: Descrição do modelo de relacionamento.
Esta ação permite editar todos os parâmetros de configuração definidos no momento da criação do novo Relacionamento. São eles: Nome, Tipo (ID translation, Parent child, ID translation no overwrite), Campo A, Campo B e Descrição.
Esta ação permite realizar buscas por dados de entidades relacionadas dentro do modelo de relacionamento em questão. Os parâmetros que auxiliam o usuário a realizar a busca são:
Ambiente: O ambiente em que se encontra o dado relacionado, podendo ser:
test;
prod.
Campo: É possível selecionar um campo dentre os configurados na criação do modelo de relacionamento (Campo A e Campo B);
Valor: Dado cadastrado no modelo de relacionamento, tendo por base o Campo supracitado.
Importante: A inserção, atualização e exclusão de dados de um modelo de relacionamento é feita através do componente Relationship, que leva em consideração o ambiente no qual o pipeline foi implantado para realizar essas ações
Por exemplo: para inserir, atualizar e excluir dados de um modelo de relacionamento criado em test, basta executar o pipeline no próprio Painel de execução ou implantá-lo no ambiente test; para inserir, atualizar e excluir dados de um modelo de relacionamento criado em prod, basta implantá-lo no ambiente prod.
Através desta ação, é possível excluir um modelo de relacionamento caso este não esteja sendo utilizado na Plataforma, seja em pipelines implantados, não implantados ou arquivados.
Importante: Ao clicar em Confirmar, a ação não poderá ser desfeita.