Linter: Validação de construção do canvas
Aprenda mais sobre a função Linter, que permite validar a construção de pipelines e cápsulas no canvas.
Atualizado
Aprenda mais sobre a função Linter, que permite validar a construção de pipelines e cápsulas no canvas.
Atualizado
O canvas exibe alertas durante a construção de pipelines e cápsulas que ajudam os desenvolvedores a identificar e corrigir problemas comuns mais rapidamente.
Para cada componente que apresenta um problema durante a criação do fluxo, o canvas exibe um alerta com detalhes e informações. Muitas das validações têm o propósito de aviso e não demandam correções nem são intrusivas no processo de criação do seu fluxo.
Os problemas validados durante a construção do pipeline ou cápsula são divididos em Erros e Avisos. Essa divisão de alertas ajuda o desenvolvedor a entender o nível de gravidade do problema apontado pelo canvas.
Os alertas de Erro apontam falhas graves na construção do pipeline ou cápsula. Eles devem ser corrigidos ou não será possível salvar o projeto
O canvas exibe erros da seguinte categoria:
Estrutura: erros estruturais que impedem o processamento do fluxo de integração.
Os alertas de Aviso exibem pontos de melhoria na construção do pipeline ou cápsula.
O canvas exibe avisos da seguinte categoria:
Boas práticas: hábitos de construção que tornam seu pipeline ou cápsula mais saudável, e podem facilitar futuras manutenções e melhorias.
Para cada problema encontrado durante a construção de pipelines ou cápsulas, um alerta é mostrado em seu componente de origem e em uma lista. Os alertas são divididos seguindo as categorias acima e é possível visualizar quantos alertas de cada tipo há separadamente.
A partir da lista é possível:
Visualizar a imagem e nome do componente com problema junto a uma descrição e link para a documentação com orientações sobre como resolvê-lo.
Esconder os alertas temporariamente clicando no ícone de olho.
Navegar entre os sub-níveis até o componente com erro clicando no ícone de alvo.
Abrir o formulário de configuração do componente para editá-lo clicando no ícone de engrenagem.
Para visualizar a lista, clique no botão Problemas, representado por um ícone de alerta na barra de tarefas do lado esquerdo.
Todas as validações do canvas apresentam informações que te ajudam a corrigir o problema. Passe o mouse sobre o ícone de alerta para que as informações sejam exibidas. Desse modo, você poderá lê-las e verificar a aplicabilidade de cada sugestão no seu pipeline ou cápsula.
Esta página lista todos os possíveis alertas desenvolvidos até agora, contendo detalhes e informações de como você pode corrigir e aprimorar seu fluxo.
O componente Choice precisa ter um "when" configurado (estrutura)
O Choice permite o desvio de fluxo dentro de um pipeline ou cápsula. Para utilizar esse componente corretamente, é necessário configurar suas condicionais "when". Cada when define uma condição que realiza um desvio no fluxo para uma linha de execução específica. É necessário ter pelo menos 1 condição when configurada.
Desse modo, defina pelo menos uma condição when para evitar a interrupção do fluxo.
O componente Choice precisa ter um "otherwise" configurado (estrutura)
O Choice permite o desvio de fluxo dentro de um pipeline ou cápsula. Para utilizar esse componente corretamente, é necessário configurar seu comando "otherwise". O otherwise é o comando a ser executado quando nenhuma das condições when é atendida. É necessário ter 1 condição otherwise configurada.
Portanto, defina o comando otherwise a ser executado caso nenhuma das condições when for considerada verdadeira.
Os seguintes problemas se referem aos componentes que permitem a estruturação de subpipelines, ou seja, subfluxos do pipeline ou cápsulas. Subpipelines são estruturados a partir dos seguintes componentes:
O OnProcess precisa ter ao menos um componente conectado (estrutura)
O OnProcess define um dos subfluxos do pipeline. Estruture e conecte o subpipeline OnProcess para que o fluxo não seja interrompido.
O OnException precisa ter ao menos um componente conectado (boas práticas)
O OnException é o subpipeline onde é implementado o fluxo que trata uma exceção na execução do OnProcess. Estruture e conecte o subfluxo OnException para que o fluxo não seja interrompido.
Essa regra não se aplica ao componente Block Execution.
Existe ao menos um problema dentro de OnProcess (estrutura)
O OnProcess define um dos subfluxos do pipeline ou cápsula. Verifique os problemas do subpipeline OnProcess para prosseguir com a criação do seu fluxo.
Existe ao menos um problema dentro de OnException (estrutura)
O OnException é o subpipeline onde é implementado o fluxo que trata uma exceção na execução do OnProcess. Verifique os problemas do subfluxo OnException para prosseguir com a criação do seu pipeline ou cápsula.
O componente Parallel precisa ter ao menos uma execução configurada (estrutura)
O Parallel permite a configuração de linhas de execução paralelas dentro do fluxo. Conecte o Parallel a outro componente para evitar a interrupção do fluxo.
O Parallel deve ser sempre seguido por outro componente para que o fluxo possa ser executado.
O componente Parallel deve ter ao menos duas execuções configuradas (boas práticas)
O Parallel permite a configuração de uma ou mais linhas de execução paralelas dentro do fluxo. Como boa prática, recomendamos que utilize o Parallel apenas quando seu fluxo precisar de duas execuções ou mais ocorrendo simultaneamente.
Trigger não configurado. Para implantar o pipeline, configure o trigger (estrutura)
O trigger define como a execução do pipeline será iniciada. Para configurar o trigger, selecione uma das opções disponibilizadas pela Digibee Integration Platform. A seguir, conecte-o ao início do fluxo para implantar o pipeline posteriormente. Para mais informações, acesse a documentação dos triggers.
Você pode salvar o pipeline mesmo sem configurar o trigger. No entanto, não será possível implantá-lo.
Versão do componente descontinuada. Existe uma versão nova deste componente (boas práticas)
A versão do componente que você está tentando utilizar foi descontinuada. Isso significa que há uma nova versão incrementada e melhorada disponível para uso.
Exemplo: O componente SOAP possui três versões, SOAP V1, SOAP V2 e SOAP V3. Recomendamos a versão mais atual do componente, a SOAP V3.
A versão descontinuada do componente ainda pode ser utilizada. No entanto, é importante informar que incrementos e melhorias são feitos na última versão do componente.
Esta Cápsula não pode ser usada aqui porque ela não existe neste realm (estrutura)
A cápsula que você está tentando utilizar não existe no realm no qual você está operando. Você precisa apagá-la ou substituí-la por outro componente, fluxo ou uma cápsula existente neste realm.
O campo não foi declarado anteriormente (boas práticas)
Não foi possível utilizar o campo (operação GET) porque o mesmo não foi declarado (operação PUT) anteriormente.
O campo foi declarado, mas não está sendo usado (boas práticas)
O campo foi declarado anteriormente (operação PUT), mas não está sendo utilizado.
Configure um novo componente Session Management para utilizar (operação GET) ou deletar (operação DELETE) o campo declarado anteriormente.