Painel de execução

Conheça a funcionalidade Painel de Execução da Digibee Integration Platform.

Essa funcionalidade se chamava "Test mode" até junho de 2023.

Usando o Painel de execução, você pode testar um pipeline ou cápsula no canvas antes de implantar. Isso é útil para testar a lógica de implementação, depurar e solucionar possíveis problemas.

Para abrir o Painel de execução, clique em Painel de execução no canto inferior esquerdo do Canvas.

Como funciona o Painel de execução

O Painel de execução executa o pipeline ou cápsula no ambiente de teste e valida a lógica de integração. Além disso, o Painel de execução usa valores de teste registrados em Globals, Contas, Relacionamento, e serviços Multi-instância.

Essa funcionalidade está disponível tanto em pipelines quanto em Cápsulas. A única diferença é que nas cápsulas, ao testar a execução, você deve inserir os parâmetros definidos no formulário de configuração, se necessário. Para mais informações, consulte o tópico Aba Teste.

Se você tentar executar muitas transações no Painel de execução, o erro “Out of memory” pode ser exibido.

Visão geral das funcionalidades do Painel de execução

O Painel de execução tem três abas onde você pode depurar o seu pipeline ou cápsula.

Aba Teste

A aba Teste permite que você insira os dados de entrada desejados na coluna Payload logo abaixo do título Teste. Você pode ver o resultado da execução na coluna Saída ao lado da coluna Payload.

Coluna Parâmetros

Essa coluna está disponível somente no Painel de execução de Cápsulas.

Na coluna Parâmetros, você deve inserir os parâmetros definidos no formulário de configurações da cápsula. Como os testes representam uma execução válida, o desenvolvedor da cápsula tem a mesma experiência que o usuário terá ao usá-la em um pipeline.

Coluna Payload

Na coluna Payload, você pode inserir dados de entrada para testar o seu pipeline ou cápsula. Depois de inserir os dados, você pode clicar no botão Formatar JSON no canto superior direito para formatar seu JSON.

Para executar o pipeline ou cápsula, clique em Executar. Cada execução dura até 60 segundos, mas você pode interrompê-la a qualquer momento clicando em Parar.

Quando um pipeline é multi-instância, um campo de seleção Multi-instance é exibido para selecionar a instância a ser executada.

Coluna Saída

Na coluna Saída, você pode ver o resultado da execução.

Para baixar as informações de saída para o seu computador no formato JSON, clique no botão Baixar JSON ou copie as informações de saída para a área de transferência clicando em Copiar JSON.

Você pode usar o campo Buscar por JSONPath nas informações de saída para criar expressões para selecionar e filtrar elementos da saída JSON.

Aba Mensagens

A aba Mensagens exibe o resultado da execução de cada componente. Um componente sempre recebe o payload gerado pelo componente anterior, processa esse payload com base em sua função e gera um novo payload em resposta.

Lista de mensagens

As primeiras 2000 mensagens são listadas na coluna esquerda da aba Mensagens. Nessa área você pode ver o nome da mensagem (que é o mesmo que do Step Name do componente) e o tempo que levou para executá-la.

Para ver uma mensagem específica, use o campo Buscar por mensagens. Você pode inserir o nome da mensagem, parte do nome da mensagem ou um parâmetro.

Pré-visualização da mensagem

Para ver a pré-visualização de cada mensagem, clique com o mouse sobre a mensagem desejada e navegue com as setas do teclado para ver a pré-visualização das outras mensagens.

Para baixar o JSON da pré-visualização da mensagem ou para copiá-lo para a área de transferência, clique nos botões no canto superior direito da coluna Pré-Visualização da mensagem.

Além disso, o campo Buscar por JSONPath permite criar expressões para selecionar e filtrar elementos JSON da saída JSON da pré-visualização da mensagem.

Aba Logs

A aba Logs contém informações sobre os logs de eventos que ocorrem durante a execução de um pipeline ou cápsula no Painel de execução e permite a visualização de logs individuais em uma seção dedicada.

Lista de logs

Na lista de logs você pode ver a informação a seguir:

  • Nível do log: a classificação do log, representada por um ícone. Os níveis são:

    • Info: logs informativos.

    • Erro: logs com um erro durante a execução.

    • Alerta: logs que contêm um aviso.

  • Timestamp: a data e a hora em que a etapa foi executada.

  • Mensagem do log: as mensagens de cada log, por exemplo, os registros do evento referentes à execução do pipeline.

Ações

Na aba Logs, clique no botão Filtro para especificar os níveis de log a serem listados.

Para copiar o conteúdo da mensagem do log para a área de transferência, clique no botão Copy log message no canto direito do log cujo conteúdo você deseja salvar.

Você também pode pesquisar um log específico inserindo parte do texto ou o texto completo da mensagem de log no campo Buscar por logs embaixo da lista de logs.

Exportar e importar

Exportar

Clique no botão Exportar execução para baixar um arquivo com as configurações do pipeline ou cápsula e os dados de execução. Espere até que todos os dados de execução estejam carregados na tela antes de exportar o arquivo para que nenhuma informação seja perdida.

O arquivo contém os seguintes dados:

  • pipelineId: o ID do pipeline ou cápsula.

  • pipelineName: o nome do pipeline ou cápsula.

  • currentFlowSpec: a informação do fluxo disponível no canvas no momento que o arquivo foi exportado, incluindo todos os componentes e as suas configurações.

  • executedFlowSpec: a informação do fluxo do momento que o pipeline ou cápsula foi executado, incluindo todos os componentes e suas configurações.

  • realm: o realm do pipeline ou cápsula.

  • execution: os dados de execução. Contém o Payload, Saída, Mensagens, e Logs.

Se você não executar o pipeline ou cápsula antes de exportar o arquivo, apenas os dados relacionados ao pipeline ou cápsula (como o ID e o nome), o currentFlowSpec e o executedFlowSpec estarão disponíveis no arquivo.

Importar

Clique no botão Importar execução para importar um arquivo do seu computador que contém configurações de um pipeline ou cápsula e dados de execução.

Quando você importar o arquivo, os dados de execution do arquivo aparecerão no Painel de execução. No entanto, os dados do currentFlowSpec e do executedFlowSpec não aparecerão no canvas.

Você somente pode executar os dados de um arquivo no Painel de execução se você está no mesmo pipeline ou cápsula do qual a execução foi exportada e se o fluxo original ainda existe.

Informações adicionais

Timeout do Painel de execução

Para execuções no Painel de execução, o front end aguarda até 60 segundos por uma resposta. Se não houver nenhuma resposta, um timeout acontece, mas a execução continua em andamento por até 5 minutos. Para analisar essa execução, vá até a página de Monitor, clique em Pipeline Logs, escreva o filtro “test-mode” em Nome do pipeline, e busque.

Você também pode analisar a execução na página de Monitor se perder a conexão com a internet.

Teclas de atalho

  • Para abrir ou fechar o Painel de execução: CTRL+D; Cmd+D.

  • Para executar o Painel de execução: CTRL+Enter; Cmd+Enter.

Last updated