Modos de Design e Inspeção
Saiba mais sobre os dois modos disponíveis no Canvas para ajudá-lo a construir e inspecionar fluxos.
Atualizado
Saiba mais sobre os dois modos disponíveis no Canvas para ajudá-lo a construir e inspecionar fluxos.
Atualizado
O Canvas tem dois modos: Design e Inspeção. Por padrão, ele abre no Modo de Design, onde você cria e edita seu fluxo. Ao executar o fluxo, o Modo de Inspeção é ativado para ajudá-lo a rastrear o caminho de execução e ver mais informações sobre cada conector.
O Modo de Design é onde você faz seu trabalho. Neste modo você configura os conectores e cria o fluxo. Enquanto você cria seu fluxo e antes de executá-lo pela primeira vez, apenas o Modo de Design fica ativo.
Para ativar o Modo de Inspeção, abra o Painel de execução no Modo de Design e execute o fluxo. O Modo de Inspeção é habilitado quando há mensagens disponíveis na execução. Uma notificação será exibida na página informando que a execução está pronta para inspeção.
O Modo de Inspeção não é ativado se:
O fluxo não é executado.
Não há mensagem ou o número de mensagens é insuficiente.
O limite de 5000 mensagens foi atingido. Nesse caso, você pode limitar o número de loops ou reduzir o tamanho do pipeline.
Uma vez executado o fluxo, você deve clicar no botão Inspeção na parte superior da tela para entrar no Modo de Inspeção, conforme a imagem abaixo.
No Modo de Inspeção, o caminho de execução é destacado por uma linha verde. Linhas tracejadas e conectores esmaecidos indicam as partes do fluxo que não foram executadas. Já os conectores vermelhos sinalizam falhas na execução.
Veja uma ilustração desses elementos visuais:
Este modo é somente leitura, portanto você não pode editar o fluxo enquanto estiver nele. Para editar o fluxo, você deve voltar ao Modo de Design clicando no botão Design.
As alterações realizadas no Modo de Design só ficam visíveis no Modo de Inspeção após a execução do fluxo novamente. Isso permite facilitar comparações, pois você pode visualizar o fluxo anterior enquanto edita o atual.
Ao clicar em algum dos conectores executados, você tem acesso às seguintes informações no lado direito da tela:
Status da execução: O status da execução do conector, que pode ser "Sucesso" ou "Falha".
Hora de início: O momento em que a execução do conector foi iniciada, em AAAA/MM/DD HH:mm:ss.SSS.
Hora de término: O momento em que a execução do conector terminou, em AAAA/MM/DD HH:mm:ss.SSS.
Tempo decorrido: O tempo decorrido durante a execução do conector, em milissegundos.
Input: A entrada que o conector recebeu.
Output: A saída que o conector envia.
Erros (apenas para conectores com falha): O erro que ocorreu quando o conector falhou.
Além dessas informações, você também pode clicar no ícone de engrenagem para ver a configuração do conector em modo somente leitura.
No Painel de execução, você pode acessar a aba Mensagens e dar um duplo clique em qualquer mensagem para ver no Modo de Inspeção o momento em que a mensagem foi gerada durante a execução.
Alguns conectores usados no fluxo podem criar loops. Estes conectores são:
Quando um loop é criado, você pode navegar pelos índices no menu de navegação na parte inferior da tela. As três maneiras de navegar são:
Usando as setas.
Clicando nos três pontos para abrir o índice desejado.
Inserindo o índice no campo Ir para.
O índice atual do loop é exibido em dois lugares: no menu de navegação na parte inferior central do Canvas e na trilha de navegação no canto superior esquerdo, entre colchetes. Por exemplo, “For Each 1 (onProcess) [27]” indica que o índice atual do loop é 27.
Um fluxo pode conter loops dentro de loops. Se você estiver em um OnProcess e quiser entrar em outro OnProcess no Modo de Inspeção, pode se deparar com dois cenários diferentes:
Ao importar uma execução para o Canvas, o Modo de Inspeção é ativado e você pode analisar a execução no modo somente leitura.
A execução importada será aberta no Modo de Inspeção somente se a execução tiver sido exportada após o lançamento dos Modos de Design e Inspeção.
A navegação no Canvas — que inclui a Flow tree, a busca e os alertas do Linter — é sempre específica do modo em que você está.
Por exemplo, se você adicionar um novo conector no Modo de Design, ele aparecerá na Flow tree, poderá ser encontrado usando a busca e poderá gerar alertas do Linter. No Modo de Inspeção, no entanto, o conector só será visível se o fluxo tiver sido executado. Sem a execução, ele não é exibido na Flow tree, nem nos resultados da busca, e não gera alertas do Linter.