Implantando um pipeline
Aprenda a implantar um pipeline em ambiente de teste ou em produção
Atualizado
Aprenda a implantar um pipeline em ambiente de teste ou em produção
Atualizado
Uma vez que o fluxo do pipeline tenha sido criado, o próximo passo é disponibilizá-lo para uso, isto é, implantá-lo. Na aba Run, você consegue implantar seu pipeline em segundos com base no tamanho da implantação. Essa implantação pode acontecer tanto no ambiente de teste (test) quanto no ambiente de produção (prod).
Para ter acesso à Implantação, você deve ter a permissão de Deployment: Ler e Deployment: Criar nos ambientes desejados (test/ prod), para sua conta de usuário ou um grupo ao qual você pertence.
O processo para implantar o pipeline em teste ou em produção é simples. Veja:
Acesse a tela de Run e clique no botão + CRIAR.
Selecione um pipeline e sua versão. Depois de selecionar o pipeline, são exibidas informações sobre o projeto ao qual ele pertence e a instância, se for um pipeline multi-instância.
Em seguida, selecione o tamanho do pipeline desejado. Se for um pipeline de multi-instância, selecione uma instância também.
Importante: Pipelines arquivados são uma Minor version de um pipeline que não está mais ativo e não está disponível para implantação. Para saber mais sobre versões de pipeline, leia este artigo.
As opções de configuração serão mostradas como no exemplo abaixo:
Caso o pipeline já esteja implantado, uma seção será exibida informando as configurações atuais, e essas serão automaticamente aplicadas à nova implantação. Para saber mais sobre o status da implantação do pipeline, leia este artigo.
Ainda nesta seção, é possível visitar o pipeline atualmente implantado através do link Abrir o pipeline em uma nova aba.
Selecione a quantidade de execuções simultâneas, como no exemplo abaixo:
Defina a quantidade de réplicas a serem utilizadas na implantação:
Caso o pipeline já tenha sido implantado anteriormente, uma mensagem irá aparecer logo abaixo da seleção de réplicas.
Clique no botão IMPLANTAR. Ao clicar no botão IMPLANTAR, um resumo de todas as escolhas feitas será exibido. Após clicar em IMPLANTAR, a tela será redirecionada para o projeto o qual pertence o pipeline, auxiliando a rastrear o pipeline.
Para usuários com Modelo Baseado em Pipeline será exibida uma tela com o cálculo das licenças consumidas.
Para usuários com Modelo Baseado em Subscription será exibida uma tela com o cálculo de RTUs e subscrições.
Note que a partir de 01/04/2022 adotamos um novo modelo de controle e precificação de implantação, por isso, existe uma tela de confirmação com novas informações. Saiba mais sobre o Modelo Baseado em Subscription.
A aba de Histórico fornece acesso a todo o histórico de implantação do pipeline, a visão geral das implantações mais recentes, facilitando o rastreamento de alterações recentes no pipeline e a visualização de quais alterações foram implantadas. Para saber como verificar pipelines implantados, consulte este artigo.
Gostaríamos de saber quais são os seus comentários e sugestões sobre essa funcionalidade. Veja como é fácil enviar o seu feedback: