Visão geral de Run

Entenda os conceitos relacionados a Run e suas funcionalidades.

Run é uma das três fases da Digibee Integration Platform, a segunda após a construção do pipeline na fase anterior de Build. Seu objetivo é fazer a implantação do pipeline, que já possui triggers configurados, executá-lo e colocar a integração em produção.

Layout de Run

Ao selecionar a fase Run, o layout da página aparecerá como na imagem abaixo. No canto superior esquerdo, estão localizados os ambientes de teste (test) e produção (prod) dos pipelines a serem executados.

Busca global por pipelines implantados

Na página inicial de Run, você pode realizar uma busca global de pipelines implantados em todos os seus projetos usando qualquer palavra-chave do nome do pipeline, em ambientes de teste e produção.

Nos resultados da pesquisa, o nome dos pipelines implantados é imediatamente exibido junto com o projeto correspondente, para que os usuários possam ver claramente a qual projeto pertence o respectivo pipeline.

Ambientes

Há dois ambientes nos quais é possível fazer a execução dos pipelines: test ou prod.

O ambiente test é usado para avaliar a construção do pipeline, ou seja, para testar e modificar suas aplicações. Desta forma, você tem um ambiente onde pode validar os pipelines antes de irem para produção.

Já no ambiente prod é onde o processo final de implantação do pipeline ocorre após ter sido testado e validado.

Se um pipeline estiver em ambiente de produção e precisar de uma alteração evolutiva ou apresentar alguma falha, sugerimos que as suas alterações sejam feitas no ambiente de test para que, somente então, volte à produção.

Selecione o projeto

Após escolher o ambiente de execução, no canto esquerdo da tela selecione o projeto que deseja implantar. Leia o artigo completo para saber como criar um projeto.

Todas as versões desenvolvidas dos pipelines aparecerão na tela para seleção. Nesse artigo, você encontrará mais informações sobre versionamento de pipelines. À medida que o usuário rola ou interage com a página de Run, as informações são gradualmente carregadas em segundo plano. Este modo de rolagem infinita permite exibir rapidamente o conteúdo essencial da página.

Cada pipeline contém as informações de tamanho, execuções simultâneas, réplicas e licenças. Para mais detalhes sobre cada item, leia o artigo sobre os conceitos de Run.

Opções no pipeline

Algumas opções estão disponíveis no pipeline. Se clicar nos três pontos, quatro opções aparecerão: Remover implantação, Exibir pipeline, Reimplantar e Rollback.

A primeira opção é Remover implantação e, clicando nela, você pode excluir a implantação feita. Essa ação removerá somente a implantação com sua versão selecionada, não afetando outras versões.

A segunda opção é Exibir pipeline. Ao clicar nela, toda a arquitetura do pipeline desenvolvido é exibida, assim como as informações selecionadas no trigger.

A terceira opção é Reimplantar. A principal função do Reimplantar é fazer a implantação do mesmo pipeline, mas alterando suas configurações. Para saber mais sobre como reimplantar um pipeline, leia este artigo.

A quarta opção é Rollback. A quarta opção é Rollback. Se ocorrerem erros após a implantação de uma nova versão de um pipeline, a Rollback voltará para a versão anterior que foi implantada com êxito. Aprenda como fazer o rollback de uma versão implementada em nossa documentação.

Selecione o pipeline

Após fazer a implantação de um pipeline novo ou selecionar um já existente, algumas informações aparecerão, como o nome do pipeline, versão, data e quem fez a implantação.

Além disso, o tamanho, execuções simultâneas, réplicas e licenças escolhidas anteriormente também serão exibidos. Veja mais no artigo sobre como implantar um pipeline.

Ao clicar em Rest Trigger (API), você tem acesso a mais detalhes sobre: endpoint, maximum timeout, additional API routes, API key, token JWT, the maximum allowed request sinc., external API, allow redelivery of messages, methods e internal API. Temos uma lista de artigos sobre os triggers disponíveis.

Histórico de implantação do pipeline

A aba de Histórico fornece acesso a todo o histórico de implantação do pipeline, a visão geral das implantações mais recentes, facilitando o rastreamento de alterações recentes no pipeline e a visualização de quais alterações foram implantadas. Leia nosso artigo para saber como verificar o histórico de implementação do pipeline.

Próxima fase

Você pode acompanhar como o pipeline está funcionando na próxima fase da Digibee Integration Platform, chamada Monitor.

Lá você terá informações como o número de pipeline criados e implantados, a quantidade de contas criadas, um gráfico da monitoração e também um relatório individual. Para saber mais sobre esta fase, leia o artigo que preparamos.

Last updated