Multi-Instância

Saiba mais sobre a funcionalidade de multi-instâncias que permite a implantação do mesmo pipeline diversas vezes com parâmetros diferentes.

Esta funcionalidade é muito utilizada quando precisamos utilizar o mesmo pipeline, isto é, a mesma lógica de construção, para acessar endpoints diferentes, como Contas e Globals, dispensando a necessidade de diversas versões do mesmo pipeline.

O que é e como funciona

A funcionalidade multi-instância permite a implantação de um mesmo pipeline múltiplas vezes, atendendo a parâmetros diferentes. Desse modo, é possível configurar múltiplas instâncias que processem os dados conforme os parâmetros configurados em cada uma, utilizando o mesmo fluxo de integração.

Com essa funcionalidade, você consegue arquitetar uma estratégia de extração acelerada de dados, a qual utiliza de pipelines multi-instância para extrair grandes quantidades de dados de um banco de dados de maneira rápida e segura.

Visão geral

Localizado na página de configurações, a página Multi-instância disponibiliza a listagem de todos os modelos de multi-instância já criados dentro da Plataforma e seus respectivos parâmetros de configuração. São eles:

  • Nome: nome do modelo de multi-instância;

  • Descrição: descrição do modelo de multi-instância;

  • Campo: as variáveis que receberão os valores em cada ambiente.

É possível editar, configurar e excluir os modelos de multi-instância listados. Além disso, você pode implantar seus pipelines de multi-instância, para saber como implantar um pipeline de multi-instância veja este artigo. Veja a seguir algumas ações que podem ser realizadas:

Editar uma multi-instância

Esta ação permite editar todos os parâmetros de configuração definidos no momento da criação do novo modelo de multi-instância. São eles: Nome, Descrição e Campo.

Configurar

Esta ação permite criar, configurar e salvar as instâncias de cada modelo, inserindo e definindo valores para cada campo criado previamente.

Remover um modelo de multi-instância

Através desta ação, é possível excluir um modelo de multi-instância caso este não esteja sendo utilizado na Plataforma, seja em pipelines implantados, não implantados ou arquivados.

Casos de uso

Vamos criar um pipeline, defini-lo como multi-instância e também criar uma configuração com as instâncias a serem utilizadas, estabelecendo intervalos específicos para cada uma delas. Desse modo, cada instância fica encarregada de extrair dados entre determinadas datas, como no exemplo abaixo:

A instância Período 1 é responsável por extrair todos os dados entre os dias 1 e 8 do mês de outubro, através de quantas execuções forem necessárias. As instâncias Períodos 2, 3 e 4 utilizam da mesma lógica de extração da primeira para buscarem e extraírem todos os dados nos demais intervalos de tempo.

Assim, você estará aplicando uma estratégia que utiliza de datas específicas e de pipelines multi-instância para extrair uma grande quantidade de dados mais rapidamente.

Seria perfeitamente possível realizar a extração de dados utilizando um pipeline simples, no entanto, ao utilizar um pipeline multi-instância, a extração pode ser realizada até 4 vezes mais rápido.

Use-o em diferentes ambientes

Além disso, você consegue utilizar um pipeline multi-instância para executar uma consulta idêntica em bancos de dados instalados em ambientes diferentes.

Também é possível publicar pipelines em dois ambientes diferentes. Para isso, basta publicar um pipeline multi-instância no ambiente test da Digibee Integration Platform e configurá-lo para reportar a dois dos seus ambientes, por exemplo, QA e test. Assim, teríamos duas publicações em test reportando para dois ambientes.

Last updated