Canvas

Saiba mais sobre o Canvas, ambiente de construção de pipelines da Digibee Integration Platform que permite o rápido desenvolvimento de integrações simples e complexas.

O Canvas é o ambiente de construção de pipelines da Digibee Integration Platform. Através dele, você consegue desenvolver integrações simples ou complexas arrastando e soltando componentes pré-configurados com rapidez e precisão.

Configurações do pipeline

Para criar seu pipeline, acesse a página Build, clique em Criar, e selecione a opção Pipeline.

Antes de partir para a construção do fluxo, é preciso configurar o pipeline. Para isso, clique no botão Configurações representado pelo ícone de engrenagem no canto superior direito do Canvas.

No formulário Configuração do pipeline, se necessário, configure os seguintes campos:

  • Descrição: descrição do pipeline.

  • “É multi-instância?”: ative esta opção caso o pipeline a ser criado seja multi-instância. Para saber mais sobre essa funcionalidade, leia o artigo Multi-instância.

  • Campo sensível: campos de dados que devem ser ofuscados nos logs do pipeline com o conjunto de caracteres "***". O caractere especial hífen [-] é permitido no nome do campo sensível. Outros caracteres especiais, acentos e cedilha [ç] não são permitidos.

Se você configurar campos sensíveis na configuração do pipeline, eles se aplicam apenas a este pipeline específico. Se deseja configurar campos sensíveis para todos os pipelines no seu realm, por favor, consulte a documentação da Política de campos sensíveis.

  • InSpec: entrada do fluxo do pipeline.

  • OutSpec: saída do fluxo do pipeline.

Após configurar o pipeline, você poderá partir para a construção do fluxo.

Crie um fluxo

Todo pipeline é composto por um trigger e por pelo menos um componente, que devem ser conectados entre si para que possam estabelecer um fluxo de integração. No Canvas você consegue organizar e configurar o trigger e os componentes do seu pipeline de acordo com a sua necessidade de negócio.

Trigger

O primeiro passo para criar um fluxo é escolher um trigger. O trigger é o elemento que define como a execução do pipeline será iniciada - através de uma chamada externa, em resposta a um evento ou via agendamento, por exemplo.

Para defini-lo, passe o mouse sobre o trigger e clique no botão Configurações representado pelo ícone de engrenagem. Escolha entre as opções listadas e configure o trigger.

Depois que configurar o trigger, clique em Confirmar para salvar as alterações.

Se você fechar a janela antes de clicar em Confirmar, todas as alterações serão perdidas.

Componentes

Os componentes representam etapas do fluxo e são escolhidos de acordo com as suas necessidades de negócio. Combine todas as etapas do processo de integração que deseja realizar utilizando a lista de componentes à direita do Canvas.

Para excluir uma linha conectora ou um componente específico do fluxo, clique no botão Remover representado pelo ícone de lixeira e confirme clicando novamente no ícone de X.

Para configurar o componente a ser utilizado, clique no botão Configurações representado pelo ícone de engrenagem para acessar o formulário de configuração.

No exemplo abaixo, é possível visualizar o formulário do componente Google Drive.

​Depois que configurar o trigger, clique em Confirmar para salvar as alterações.

Se você fechar a janela antes de clicar em Confirmar, todas as alterações serão perdidas.

Para saber mais a respeito de cada componente disponível em nossa lista, acesse a nossa documentação de Componentes.

Documentação de componentes e triggers

Componentes e triggers têm um campo chamado Documentation no final do seu formulário de configuração. Você pode usar esse campo para explicar o propósito do componente ou trigger, ou adicionar qualquer outra informação que possa ser útil para o projeto. O campo Documentation ajuda com resolução de problemas e colaboração do time.

Navegação em um pipeline

Além das funcionalidades apresentadas neste artigo, o Canvas conta com outras relacionadas à experiência de navegação no pipeline. Para saber mais, leia o artigo Navegação em um pipeline.

Validação de construção do pipeline

O Canvas exibe alertas durante a construção de pipelines. Esses alertas ajudam os desenvolvedores a identificarem e corrigirem problemas comuns mais rapidamente. Para saber mais, leia o artigo Validação de construção do pipeline.

Teste o pipeline

Usando o Painel de execução, você pode executar e testar seu pipeline diretamente da área de desenvolvimento. Utilize essa funcionalidade sempre que quiser avaliar o fluxo de integração, depurar e solucionar problemas. Para saber mais sobre essa funcionalidade, leia o artigo Painel de execução.

Salve o pipeline

Por fim, após construir seu fluxo de integração, clique em Salvar no canto superior direito da tela e defina um nome, uma descrição (opcional) e o projeto no qual o pipeline estará alocado.

Caso seu pipeline esteja apresentando alertas do tipo Erro, o botão Salvar ficará bloqueado, impedindo que você o salve.

Last updated