Implantando um pipeline de multi-instância

Saiba mais sobre como implantar um pipeline de multi-instâncias.

Como implantar um pipeline multi-instância?

1. Crie o modelo de multi-instância

Antes de criar as instâncias, você deverá criar um modelo de multi-instância. Para isso, acesse a página Multi-Instância, em Configurações, clique em Criar e defina um nome, uma descrição e os campos das instâncias, isto é, as variáveis que receberão os valores em cada ambiente.

Veja o exemplo abaixo:

Feito isso, clique em Confirmar para criar o modelo.

2. Configure as instâncias

Agora, você poderá criar as instâncias que corresponderão ao modelo criado na última etapa. Para isso, localize o modelo na listagem e clique no botão da ação Configurar correspondente a ele. Desse modo, você poderá criar as instâncias desse modelo uma a uma inserindo e definindo valores para cada campo.

No exemplo abaixo, "instancia1" e "instancia2" são duas lojas que receberão os valores de cada variável que podem ser configuradas tanto para test quanto para prod. Isso se repete para todas as demais instâncias a serem criadas.

Após informar as variáveis, basta clicar em Salvar.

3. Crie um pipeline multi-instância

Nesta etapa, vamos criar um pipeline e defini-lo como multi-instância. Para isso, acesse as configurações clicando no botão de Configurações e ativando a opção É multi-instância?:

Após a opção É multi-instância? ser selecionada, informe a qual modelo de multi-instância o pipeline reportará. No nosso exemplo, estamos utilizando o "modelo-multi-instancia".

Após definir o pipeline como multi-instância, não será possível reverter essa configuração. Por outro lado, é possível transformar qualquer pipeline, implantado ou não, em um pipeline multi-instância.

Por ser um evento, devemos informar no trigger uma variável da instância que será executada através do padrão -{{replica.nome_da_variavel_da_instância}}, como no exemplo abaixo:

Realizando consultas no Painel de execução

Ao executar o teste no Painel de execução em um pipeline multi-instância, a primeira coluna da aba Teste permitirá que você informe a instância a qual pretende executar, como no exemplo abaixo:

Desse modo, é possível consultar os valores previamente configurados na instância selecionada através do padrão {{replica.nome_da_variável_da_instância}}.

4. Implantando um pipeline multi-instância

Agora que você já configurou o modelo e definiu o pipeline como multi-instância, é necessário editar a solicitação do pipeline com a instância em que pretende implantá-lo. Desse modo, o nome da instância será adicionado ao nome do pipeline após a implantação.

Por exemplo: uma vez que o "pipeline-multi-instancia” for implantado na "instancia1", seu nome no card do pipeline na aba Run será "pipeline-multi-instancia-instancia1".

No exemplo abaixo, o “pipeline-multi-instancia” está sendo implantado na "instancia1" e "instancia2".

Após a edição, basta clicar em Implantar.

Abaixo, o “pipeline-multi-instancia” já implantado nas instâncias "instancia1" e "instancia2", na aba de Run mostrada no card do pipeline:

Last updated