Modelo baseado em pipelines

Saiba mais sobre como funciona o modelo de licenciamento baseado em pipeline na Digibee Integration Platform.

O modelo de licenciamento baseado em pipeline foi o primeiro modelo de licenciamento oferecido pela Digibee aos seus clientes. Esse modelo ainda é utilizado por alguns clientes, mas não está mais disponível comercialmente. Ele é ideal para organizações que precisam de previsibilidade de custos com base no número de pipelines, em vez do volume de uso.

Estrutura de licenciamento

No modelo baseado em pipeline, o consumo de recursos é medido em licenças. Cada implantação de pipeline — seja em ambiente de Produção ou Teste — consome a mesma licença, sem distinção entre os ambientes.

Neste modelo, devem ser adquiridas no mínimo 10 licenças. Cada licença inclui 1 Pipeline e 1 RTU (Runtime Unit). Uma licença é consumida a cada implantação e apenas pipelines implantados consomem licenças.

Hospedagem e infraestrutura

O Modelo baseado em pipeline utiliza uma plataforma multi-tenant, em que todos os clientes compartilham a mesma infraestrutura e os recursos disponíveis. No entanto, cada conta de usuário é atribuída a um realm específico. Os dados não são compartilhados entre realms, e todas as informações são protegidas pelo sistema de segurança da Digibee.

Consumo de licença

Na página Consumo de licenças, você pode monitorar seu uso e gerenciar os pipelines e licenças disponíveis em seu realm.

A cobrança é diretamente relacionada ao número de pipelines licenciados, independentemente da carga de execução ou do volume de dados processados. O gráfico de consumo mostra o número de pipelines implantados em Prod e Test, bem como as Licenças consumidas em ambos os ambientes.

Qualquer ambiente que não seja de Produção (como Homologação) será contado como ambiente de Teste para fins de cálculo de licenças, independentemente do modelo de licenciamento.

Ao implantar o pipeline na tela Run, será exibida uma janela mostrando o quanto será consumido e quantas licenças permanecerão disponíveis após a implantação.

Exemplos de uso

É importante adaptar o uso à infraestrutura e às necessidades de negócio da empresa. Neste modelo, cada pipeline equivale a uma licença, o que corresponde a um slot de Runtime Small.

Os tamanhos de implantação oferecidos pela Digibee Integration Platform são:

  • Small: 1 RTU (1 licença)

  • Medium: 2 RTUs(2 licenças)

  • Large: 4 RTUs(4 licenças)

Por exemplo, se você precisa implantar 10 pipelines e decide implantar um no tamanho Large (4 RTUs), apenas 7 pipelines estarão cobertos em 10 RTUs, assumindo que todos estão no mesmo ambiente. Veja o exemplo abaixo:

Nesse caso, você precisaria adquirir mais licenças para continuar implantando os pipelines restantes.

Atualizado

Isto foi útil?